quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sobre Máscaras

Há quem diga que comentários políticos são sempre aleatórios. Seguindo esse pensamento, preciso comentar o debate hoje na UOL.

Tá certo, não vi tudo. Na verdade, só os 2 últimos blocos. Apesar disso, consegui perceber bem nitidamente que os candidatos parecem estar mais preparados (no que diz respeito a oratória) a cada novo debate. No entanto, a concepção de "preparados" pra eles difere e muito da minha.

A começar pelo Serra, que nessa eleição veio com uma onda Pai dos Pobres que eu jamais imaginaria dele. Tá forçado, tá falso e tá feio. Falar do passado pobre é ultrapassado. O estranho é pensar que ele utiliza a mesma estratégia daquele que hoje é o nosso presidente e seu maior rival.

A Dilma não foge muito desse padrão PT. Revive seu passado militante e ainda apela para o lado feminista. Apesar disso, se mostrou relativamente firme (exceto pelo primeiro debate na Band, aquilo foi um desastre total!) às acusações de corrupção no governo do presidente. Parece que, nesse quesito, o media training dela conseguiu certos avanços. No entanto, é inagável que a candidata não tem carisma. Ela até tenta.

A Marina tem uma oratória indiscutível. Conseguiu me arrepiar nas suas últimas palavras no debate de hoje. Apesar disso, não posso dizer ainda que tenho uma decisão sobre meu voto. O que sobra de oratória e firmeza nas palavras, deixa a desejar na gorvenabilidade. Além disso, suas posições radicais no casamento gay e no aborto assustam.

Quem roubou a cena mais uma vez foi o Plínio de Arruda. A ideia de usar a twitcam durante o debate e comentá-lo foi genial e ousada. Aliás, ousadia e fugir do óbvio é o que está faltando nos candidatos. Não queremos máscaras camufladas. Na verdade, elas já estão bem nítidas.

2 comentários:

  1. Aaaaah, os três "f's" do Serra: forçado, falso e feio! E a Dilma "Bravo" Roussef realmente aprimorou seu "media training" (me amarrei no termo), mas desde o começo da campanha dela criei um certo bloqueio, ainda que fundamentado, por ela, que duvido que seja quebrado até as eleições. De qualquer forma, não vou falar de candidato pra candidato, o que importa é: concordo contigo. Boa sorte nesse recomeço, miguxa!

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o discurso feminista da Dilma seja algum tipo de apelação! Ela tem toda razão em reforçar esse lado, realmente é uma transformação na sociedade que precisar ser valorizada! Mulheres se candidatam - e com grandes chances de vencer - ao cargo máximo do nosso país! Isso é um argumento e tanto! No resto, concordo, ela não tem carisma, mas vem tentando e vem melhorando. Se tivesse que fazer uma crítica a ela, faria da sua enorme bengala com a imagem do Lula! Sim, é ótimo ter o presidente mais popular da história do Brasil lutando ao seu favor, mas a campanha tinhar que ser mais dela! O Serra, digamos que sou um tanto quanto indiferente, e já cansei do seu discurso "Como eu fiz em São Paulo e deu super certo!". A Marina, sem muitos acréscimos ao que você disse - já que concordo - é a minha favorita até então...

    Beijos! Parabéns pelo blog! Nem pra me contar que tinha um hein! Beijos! Quero voltar mais aqui!

    ResponderExcluir